Toxicidade das Plantas

Existe alguém que está fazendo uma refeição com sua planta? Vamos dar uma olhada na maneira fascinante como as plantas se protegem de serem comidas.



O que é toxicidade para plantas?


É um processo químico que ocorre naturalmente, em que uma planta se defende contra ser comida. Algumas plantas criam ou secretam os chamados metabólitos vegetais secundários. O objetivo disso, claro, é se defender contra a herbivoria. Este é um processo muito bem-sucedido. As plantas têm feito isso há milhões de anos. Por exemplo, a seiva venenosa da seringueira a protege de muitos herbívoros. Porém, nem todos os metabólitos secundários das plantas são repelidos e alguns podem até atrair criaturas comedoras de plantas. Alguns metabólitos são irritantes, mas não fatais. Aroides como o pothos criam ráfides de cristal que são irritantes físicos, mas de forma alguma são fatais. Sucos suculentos crus também não são fatais, mas podem induzir o vômito. Limoneno é o composto que dá aos limões seu aroma cítrico. Embora fatalmente repelente para as mariposas, é agradável para os humanos.


A toxicidade de uma planta pode nos deixar doentes ou pior, mas apenas se for consumida.


Lembre-se de que a toxidade de uma planta pode nos deixar doentes ou pior, mas apenas se for consumida. Contanto que você não esteja mastigando as suas plantinhas de casa, você deve ficar bem. Eu sou super a favor de conversar, acariciar e até dançar com suas plantinhas sempre que você puder (embora, talvez não com seu cacto). :)) Antes de comprar sua próxima planta, pergunte sobre a toxicidade. Se você tem animais de estimação curiosos que gostam de morder suas plantas, certifique-se de que sua planta não seja tóxica. Plantas completamente não tóxicas incluem lindas orquídeas, lindas plantas aéreas, samambaias, peperomias, calateias e adoráveis ​​bolas de marimo. Cães e gatos são animais diferentes, mas tendem a mastigar plantas por motivos semelhantes. Na maioria das vezes, é porque estão entediados ou pouco estimulados. Recomendamos trazer para casa um novo brinquedo de estimação quando você for levar para casa uma plantinha nova.


Aqui estão alguns exemplos de plantas tóxicas para pets:


1. Dama-da-noite

Suas partes tóxicas são os frutos imaturos e suas folhas, que se ingeridos podem causar náuseas, vômito, agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações As plantas são totalmente seguras para a sua casa e fazem as pessoas felizes. Quanto mais você sabe sobre as plantas, melhor você poderá escolher sua próxima planta!


2. Azaleia

No entanto, o seu nível de toxidade varia de moderado a grave, desencadeando os seguintes sintomas em quem a consome: vômitos, salivação intensa, perda de apetite, diarreia, arritmia cardíaca, queda de pressão, convulsões, cegueira, fraqueza, tremores e até mesmo coma.


3. Hera

Tóxica por inteira, o seu óleo “urushiol” irrita principalmente mucosas, causando coceira excessiva, irritação nos olhos, irritação oral, dificuldade de deglutinação e até mesmo de respiração. Por ser uma planta trepadeira, pode ser encontrada no formato de arbustos, misturada a outras vegetações.


4. Comigo-ninguém-pode

A seiva provoca irritação das mucosas, edema de lábios, língua e palato; o consumo de outras partes da planta pode causar cólicas abdominais, náuseas e vômitos; o contato com os olhos gera edema, fotofobia, lacrimejamento.


5. Espada-de-são-jorge

Muitas pessoas acreditam que essa planta trás prosperidade a casa e, por isso, ela é facilmente encontrada como ornamento. É considerada uma das plantas com menor grau de toxidade, pois a consequência de sua ingestão se resume a salivação intensa, dificuldade de movimentação e respiração.


Mas, saiba que as plantas são totalmente seguras para a sua casa e fazem as pessoas felizes. Quanto mais você sabe sobre plantas, melhores escolhas você poderá fazer quando for escolher a sua próxima plantinha!!


Gostou desse post?! Curta e compartilhe com aquele(a) amigo(a) que ia adorar saber disso também!

Até a próxima!!


Newsletter

Contatos

Atendimento(WhatsApp)

(11) 9 7236-2317

Contato via email

urbanvases@gmail.com

Siga-nos

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Loja Segura

CNPJ:28.364.664/0001-59 RAZÃO SOCIAL: Gabriela Maria Teixeira Endereço: Rua Duque de Caxias, 1000 - Vila Santa Catarina, Americana, São Paulo

©2020 por Urban Vases  - Todos os direitos reservados.