Cores no Feng Shui

Atualizado: 12 de Abr de 2020

Mas começamos esse post com uma pergunta: O que é Feng Shui?

De acordo com a filosofia, o Feng Shui faz com que a vida fique mais harmônica e feliz. Acredita que cada ambiente possui uma energia específica, mais conhecida como “Chi”.


Seu princípio fundamental é combinar as energias geradas pelo céu e pela terra, com as energias da casa, e dos seus habitantes, para que possamos viver em perfeito equilíbrio com a natureza.


CORES

De acordo com o Feng Shui, as cores devem ser sentidas e experimentadas pelos moradores ou ocupantes de um imóvel ou espaço, pois cada um de nós reage de forma diferente a uma determinada cor. As cores podem ser usadas na decoração do ambiente de diversas maneiras: na pintura das paredes, nos tecidos de almofadas e colchas, no papel de parede e variados objetos de decoração. 


Amarelo



É a cor do sol, da felicidade, da sabedoria, da imaginação e das boas energias. Representa o poder e riqueza, pois lembra o ouro. É a cor que representa o elemento terra e sua estabilidade.

É a cor que estimula, ativa a mente, anima, alegra e aquece. Na versão dourado, estimula ganhos materiais. Evitar em locais de meditação e áreas de descanso. Colocar em escritórios ou salas de estudo, pois ajuda obter concentração máxima em períodos específicos, como provas e desenvolvimento de projetos.



Azul



É a cor do céu e do mar, do mistério e da espiritualidade. É uma cor que purifica e dissolve energias negativa. A cor azul refresca e esfria o ambiente, leva a contemplação e a espiritualidade, relaxa e produz um clima noturno quando usada em tons mais escuros. Promove a serenidade, a inspiração, a paz e a tranquilidade. Evitar em locais que precisam de alegria e comunicação, em lugares frios, em passagens de forma geral. Usada em excesso causa apatia, melancolia, duvidas e desconfianças. É uma boa cor para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação.



Vermelho



É a primeira cor a ser notada no campo de visão. O vermelho afirma a vida, aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, favorece a liberação de hormônio, estimula a atividade sexual, atrai a atenção masculina, favorece os impulsos e a ação, estimula a paixão. Evitar em locais de trabalho intelectual ou introspectivo, quartos de dormir e salas de espera. Por ser uma cor de ação muito forte, deve ser usada com moderação para evitar ansiedade e estresse. Dê preferência a objetos nessa cor, como almofadas, vasinhos de plantas ou porta-trecos.



Verde



É a cor da maior parte da vegetação. Onde há verde, há vida! Esta ligada ao crescimento, à juventude e à esperança no futuro. Representa esperança e abundância. Também associada à cura, é a cor da harmonia e do equilíbrio. É uma cor geralmente apreciada por pessoas gentis e sinceras. A cor verde promove a ligação com a natureza, gera a paz e tranquilidade ao ambiente. Promove o desejo de cooperação e amplia os sentimentos de justiça e liberdade. Estimula a renovação, cura, harmonia e fertilidade. Pode ser usado praticamente em qualquer ambiente, porém seu excesso pode levar à avareza, ciúme, inveja e preconceitos.



Laranja



É a cor da juventude, da força, da curiosidade, estimula as cores frias e complementa o azul. Associa os benefícios físicos e psicológicos do vermelho e do amarelo. É uma cor antidepressiva, excitante, alegre e estimulante. Estimula a integração de pessoas com o ambiente e a comunicação entre elas, diminui a sensação de solidão, gerando entre as pessoas um sentimento de igualdade.



Roxo


Vaso sem furo