Como aguar as plantas em vasos sem furo?

Atualizado: Abr 12



Nos ambientes internos, aquele ponto verde é um charme na decoração. Para manter as plantas conservadas e radiantes, é necessário ficar atento as regas. Parece uma tarefa simples, mas requer alguns cuidados. O excesso ou a falta de água pode determinar a sobrevivência da planta. Vasos sem furo necessitam de uma quantidade menor de água.


Caso tenha dúvidas se já esta na hora de regar mesmo a plantinha, faça o teste do dedo ou com um palito mesmo. Se estiver seca a terra, molhe a planta. Se estiver molhada, espere até o dia seguinte para então fazer novamente o teste e se for o caso, molhar a planta. Uma boa drenagem no vaso também ajuda a evitar que as raízes apodreçam. Você pode adicionar no fundo do vaso argila expandida, pedriscos ou cascalhos.


Nos dias mais quentes é importante melhorar as condições de umidade do ar para que a sua planta fique bem e saudável. Para isso, utilize um borrifador com água e borrife a uma distância de meio metro das folhas, formando uma névoa fina que criará uma área de maior umidade. Experimente e verá como suas plantas ficarão mais bonitas!


Qual quantidade de água?

A quantidade certa envolve diferentes fatores, porém, uma regra que não costuma falhar é evitar encharcar a terra – lembrando que existem exceções. O excesso de água “afoga” as raízes, que carecem de ar, e aumenta o surgimento de doenças e de fungos.

Procure aguar lentamente e faça pausas à medida que perceber que a água está demorando a penetrar na terra.


Dicas:


- O tamanho do vaso é outro item que influencia na rega. Plantas de vasos pequenos precisam ser regadas com mais frequência do que aquelas da mesma espécie colocadas em vaso maior, pois em um volume menor de solo vai caber menor quantidade de água.

- Folhas e caule com aspecto mais mole podem significar excesso de água ou presença de parasitas.

- Nos dias quentes, para manter a água por mais tempo no solo, basta colocar um pouco de cascalho na superfície, assim a água evapora lentamente.


Avenca, samambaia e copo-de-leite

São plantas com características de clima mais úmido, por isso devem ser molhadas com maior frequência, mas nada em excesso. Três vezes por semana ou sempre que a terra estiver seca.


Violeta

Não gosta de exageros. Deve ser mantida à sombra e ter a terra regada três vezes por semana, sem encharcá-la. Não molhe flores e folhas, pois podem apodrecer.

Calachoe, cacto e bromélia

São plantas que acumulam muita água. Se encharcadas, podem apodrecer ou facilitar a presença de insetos. Deve-se colocar água apenas quando o solo estiver seco. Em geral, podem ser regadas de uma a duas vezes por semana, se o tempo estiver mais seco. No caso dos cactos maiores, durante o verão devem se regados a cada cinco dias, e os minicactos, a cada quatro. No inverno, dobre o intervalo de rega. As bromélias devem ser regadas a cada dois dias, limpando-se o seu centro para evitar a proliferação de mosquitos.

Agora que você já sabe tudo sobre como regar plantas em vasos sem furo, cuide bem das suas companheiras verdes!! Até a próxima ;)




#vasossemfuro #plantas #vasos #design





50 visualizações

Atendimento(WhatsApp)

(11) 9 7236-2317

Contato via email

urbanvases@gmail.com

SIGA- NOS

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Ajuda e Suporte

Newsletter

Loja Segura

CNPJ:28.364.664/0001-59 RAZÃO SOCIAL: Gabriela Maria Teixeira Endereço: Rua Duque de Caxias, 1000 - Vila Santa Catarina, Americana, São Paulo

©2020 por Urbanvases  - Todos os direitos reservados.